segunda-feira, 17 de junho de 2013

Mudanças. Por todo lado...

Diante de vários pedidos resolvi separa o blog de cidadania com o de hobby cervejeiro.

Achei justas as reclamações e por isso migrei as postagens sobre a arte cervejeira para novíssimo blog Lupulado - lupulado.blogspot.com.

De agora em diante Cidadania é cidadania a Lúpulo é lúpulo. Cada qual no seu lugar. Não que um esteja longe do outro, muito pelo contrário: grandes revoluções sempre começam no bar!

Querem discutir política e cidadania, o lugar é aqui. Já se o objetivo da vinda for discutir a arte da cerveja, deem um pulo lá no lupulado.blogspot.com.

Bom, pra não escrever um post só com esse aviso, segue uma análise independente do que vem acontecendo no Brasil nos últimos dias.

Começou com um propósito de uma ONG que luta pelo Passe Livre em SP, mudou para um desabafo popular contra os gastos superfaturados com estádios e afins (motivação tardia, mas oportuna), ai entrou os oportunistas reclamando de tudo. A minha opinião é que o brasileiro (aquele que tem acesso a informação pelo menos) é instigado a se revoltar por tudo que se passa na esfera política do país. E infelizmente na maioria das vezes, protestar significa atrapalhar alguém. A mudança sempre é precedida pelo desconforto. 

Portanto se os protestos estão atrapalhando a cidade, que atrapalhem para uma mudança real e para melhor. Os vândalos (existem em todos os grupos) devem ser tratados como tal e pagar pelo que estão fazendo, porém reagir a violência não é vandalismo. A luta tem que ser feita para mudança do estado existir, mas sem quebrar bens públicos ou privados.

A melhor situação para quem rouba é que ninguém reclame o que foi roubado. E brigar com bandido é luta, na maioria das vezes, corporal.

Temos os piores índices em quase todas as categorias ( educação, saúde, desenvolvimento industrial, etc) , ficando atrás de muitos países subdesenvolvidos e até mesmo pobres. Em contra partida temos impostos altíssimos (veja em Impostômetro), o que significa que o índice de eficiência de nosso governo é péssimo em todas as esferas. Pagamos muito pelos serviços de qualidade ínfima que nos dão de volta.

Isso dá raiva, e até mesmo o mais pacato cidadão, uma hora se revolta. Espero que essa hora tenha chegado. Temos que lutar por um país digno não só na hora de eleger nossos representantes, mas exigir ( com força ou não) que esse modelo de "trabalho" parlamentar mude. Não quero que meu deputado ganhe R$500, 00 para trabalhar, mas também não quero que ganhe R$ 100.000,00. 

Quero que os corruptos sejam presos de verdade, e não fiquem rindo da minha cara assumindo novos cargos. Roubou, foi julgado culpado, acabou para ele. PRA SEMPRE!

Quero que os corruptos devolvam para os cofres públicos tudo que roubaram.

Quero que a classe política trabalhe por prazer e não para enriquecer.

Quero que o Ministério Público possa investigar a roubalheira e não ser capado pela PEC 37.

Quero poder ter o direito de protestar se alguma coisa está errada.

Quero principalmente que eu possa voltar a me orgulhar de ser brasileiro.